Este é o quarto artigo da série “9 tópicos sobre SEO para você saber”. Se você não leu os artigos anteriores, antes de prosseguir, saiba que a leitura dos mesmos é muito recomendada. Se você leu, você já sabe que SEO é o conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web que visa melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores.
Para obter o tráfego orgânico que você tanto deseja é essencial que o conteúdo publicado em seu site ou blog seja relevante para alguém. Isso você já sabe, certo? Mas como é que as pessoas encontrarão o seu conteúdo?
Como qualquer estratégia de marketing, uma boa estratégia de SEO tem início em um bom planejamento. Portanto é importante que você saiba: quais resultados você quer atingir com SEO, quem deseja alcançar e como você pretende chegar lá?
Definição de objetivos da estratégia de SEO
O primeiro passo da estratégia é definir quais são os seus objetivos ao otimizar seu site, blog ou loja virtual. Para isso, é preciso saber que o SEO é capaz de oferecer, por exemplo:- Aumento do tráfego orgânico;
- Geração de mais leads;
- Aumento no volume de vendas;
- Redução do custo de aquisição de clientes (CAC);
- Aumento da autoridade da marca.
Procure sempre alinhar esses objetivos de SEO aos macros objetivos da sua marca. Se você deseja aumentar o reconhecimento da marca, por exemplo, SEO pode ajudar nisso ao colocar o site da empresa em evidência nas primeiras posições do Google.
Ao definir os objetivos, você também pode identificar mais claramente as metas e indicadores-chave de desempenho (KPIs).
Se você quer ter mais autoridade, por exemplo, pode usar as métricas de autoridade de domínio (domain authority) e autoridade de página (page authority), definindo qual pontuação deseja alcançar nesses KPIs e em quanto tempo.
Assim, durante e depois de executar a estratégia, você pode conferir essas métricas para saber se tomou o caminho certo para alcançar seus objetivos.
Definição da persona
Outro passo importante do planejamento é a definição da persona. Afinal, para quem a sua estratégia se destina? Com quem você deseja se comunicar? Quem você quer atrair para o seu negócio?
A persona é a descrição de um personagem semifictício que represente um cliente ideal da sua marca, com dúvidas, dores e necessidades reais, que você pode ajudar a resolver. Ela deve ser construída com base em dados reais de clientes, por meio de pesquisas, questionários e entrevistas, por exemplo.
A construção da persona deve considerar as etapas do funil de vendas, que geram diferentes demandas para as pessoas. Elas ficam evidentes nos tipos de palavras-chave que são utilizadas nas pesquisas, tendendo a serem mais abrangentes no início e tornando-se mais específicas até o final.
Um pouco mais à frente você vai entender melhor sobre palavras-chave.
Ferramentas iniciais e básicas de SEO
Para começar uma estratégia de SEO, é preciso contar com um ferramental básico que o ajude no diagnóstico da situação atual, alicerce o seu planejamento, auxilie nas primeiras otimizações e permita acompanhar os impactos de cada ação.
Estamos falando, principalmente, de duas ferramentas indispensáveis para o SEO: Google Analytics e Google Search Console.
Estas ferramentas, simplesmente fantásticas, são fornecidas gratuitamente pelo Google e, tenha certeza, sempre vão acompanhar as suas estratégias. Portanto, vamos conhecer um pouco mais sobre elas:
Google Analytics
Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados bastante utilizada, que oferece uma grande gama de recursos para avaliar o desempenho de estratégias digitais. No SEO, ela pode ajudar das seguintes formas, por exemplo:
- Conhecer melhor o seu público, a fim de construir a persona;
- Identificar as páginas mais visitadas e com melhor desempenho no seu site ou blog;
- Monitorar os números de tráfego orgânico;
- Identificar os canais que mais geram tráfego, como e-mail, social, orgânico etc.;
- Entender o engajamento do seu público, interpretando as métricas: usuários, sessões, taxa de rejeição e duração da sessão;
- Monitorar as conversões geradas pela estratégia de SEO.
Essas são apenas algumas análises que você pode fazer com o Google Analytics e que podem auxiliar desde o planejamento até o monitoramento do SEO. Veja abaixo um exemplo da página inicial da ferramenta com os dados de um site.
E não é só isso! Você vai encontrar muitos outros recursos na ferramenta que vão prover informações valiosíssimas para ajudar na sua estratégia.
Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta que facilita a comunicação entre o site e o Google, oferecendo relatórios valiosos para SEO. Eis alguns recursos que ele oferece:
- Saber da existência de problemas de indexação no site;
- Saber se o site foi hackeado ou penalizado pelo Google;
- Monitorar a posição média das suas páginas na SERP;
- Identificar a taxa de cliques (CTR orgânico) das suas páginas na SERP;
- Identificar quais palavras-chave ativaram o seu site na SERP;
- Identificar quais sites direcionam backlinks para o seu;
- Solicitar ao Google a rejeição de backlinks duvidosos para o seu site.
O Google Search Console é um pouco mais técnico e mais voltado para webmasters. Mas tem uma interface muito amigável, permitindo que qualquer pessoa possa usá-lo para fazer diagnósticos e direcionar demandas mais complexas para profissionais especializados.
A ferramenta também pode gerar vários insights para otimizações em conteúdo, além de ser a principal fonte para identificar as consultas que levam tráfego para suas páginas e a taxa de cliques das suas principais palavras-chave.
Na imagem abaixo, um exemplo de site com poucos dias de estratégias de SEO.
Acreditamos que você já tenha percebido que obter resultados com SEO demanda esforço e trabalho meticuloso. Mas é certo que, ainda que o retorno não seja imediato, dará resultados muito mais sustentáveis ao longo do tempo. Vale a pena investir em SEO!
É certo, contudo, que a curva de aprendizado pode demandar um certo tempo. Só que este tempo é por demais precioso para o crescimento do seu negócio, certo? Portanto, comece a considerar contar com o apoio profissional para a implementação e acompanhamento das suas estratégias de SEO.
Finalizamos este artigo lembrando que esta série contém texto dinâmico, ou seja, com a publicação dos novos artigos pode acontecer a criação de alguns hiperlinks e pequenas adequações textuais. Assim, com o avanço da sequência, releia este artigo, pois ele pode ter sido atualizado.
Portanto, se você entendeu que o SEO tem o potencial de retorno muito mais sustentável ao longo do tempo, fica o convite para que você conheça e inscreva-se no nosso canal no YouTube e assine nossa newsletter, a fim de receber notificações automáticas da disponibilização dos outros artigos da série que serão publicados aqui no nosso blog.
Até o próximo post!
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