Tópico 3: Uma estratégia de SEO?

Estratégia de SEO
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Este é o quarto artigo da série “9 tópicos sobre SEO para você saber”. Se você não leu os artigos anteriores, antes de prosseguir, saiba que a leitura dos mesmos é muito recomendada. Se você leu, você já sabe que SEO é o conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web que visa melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores.

Para obter o tráfego orgânico que você tanto deseja é essencial que o conteúdo publicado em seu site ou blog seja relevante para alguém. Isso você já sabe, certo? Mas como é que as pessoas encontrarão o seu conteúdo?

Como qualquer estratégia de marketing, uma boa estratégia de SEO tem início em um bom planejamento. Portanto é importante que você saiba: quais resultados você quer atingir com SEO, quem deseja alcançar e como você pretende chegar lá?

Estratégia de SEO
Ao fazer isso, você certamente pavimentará um bom caminho para a sua estratégia. Mas é muito importante ter em mente que uma estratégia de SEO, normalmente, produz resultados em médio e longo prazo. Desta forma, não espere o retorno imediato, como pode ocorrer, por exemplo, com anúncios e links patrocinados, mas saiba que o SEO costuma dar um retorno muito mais sustentável ao longo do tempo. Podemos agora passar aos primeiros passos do SEO:

Definição de objetivos da estratégia de SEO

O primeiro passo da estratégia é definir quais são os seus objetivos ao otimizar seu site, blog ou loja virtual. Para isso, é preciso saber que o SEO é capaz de oferecer, por exemplo:
  • Aumento do tráfego orgânico;
  • Geração de mais leads;
  • Aumento no volume de vendas;
  • Redução do custo de aquisição de clientes (CAC);
  • Aumento da autoridade da marca.

Procure sempre alinhar esses objetivos de SEO aos macros objetivos da sua marca. Se você deseja aumentar o reconhecimento da marca, por exemplo, SEO pode ajudar nisso ao colocar o site da empresa em evidência nas primeiras posições do Google.

Ao definir os objetivos, você também pode identificar mais claramente as metas e indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Se você quer ter mais autoridade, por exemplo, pode usar as métricas de autoridade de domínio (domain authority) e autoridade de página (page authority), definindo qual pontuação deseja alcançar nesses KPIs e em quanto tempo.

Assim, durante e depois de executar a estratégia, você pode conferir essas métricas para saber se tomou o caminho certo para alcançar seus objetivos.

Definição da persona

Outro passo importante do planejamento é a definição da persona. Afinal, para quem a sua estratégia se destina? Com quem você deseja se comunicar? Quem você quer atrair para o seu negócio?

A persona é a descrição de um personagem semifictício que represente um cliente ideal da sua marca, com dúvidas, dores e necessidades reais, que você pode ajudar a resolver. Ela deve ser construída com base em dados reais de clientes, por meio de pesquisas, questionários e entrevistas, por exemplo.

A construção da persona deve considerar as etapas do funil de vendas, que geram diferentes demandas para as pessoas. Elas ficam evidentes nos tipos de palavras-chave que são utilizadas nas pesquisas, tendendo a serem mais abrangentes no início e tornando-se mais específicas até o final.

Um pouco mais à frente você vai entender melhor sobre palavras-chave.

Ferramentas iniciais e básicas de SEO

Para começar uma estratégia de SEO, é preciso contar com um ferramental básico que o ajude no diagnóstico da situação atual, alicerce o seu planejamento, auxilie nas primeiras otimizações e permita acompanhar os impactos de cada ação.

Estamos falando, principalmente, de duas ferramentas indispensáveis para o SEO: Google Analytics e Google Search Console.

Ferramentas do Google

Estas ferramentas, simplesmente fantásticas, são fornecidas gratuitamente pelo Google e, tenha certeza, sempre vão acompanhar as suas estratégias. Portanto, vamos conhecer um pouco mais sobre elas:

Google Analytics

Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados bastante utilizada, que oferece uma grande gama de recursos para avaliar o desempenho de estratégias digitais. No SEO, ela pode ajudar das seguintes formas, por exemplo:

  • Conhecer melhor o seu público, a fim de construir a persona;
  • Identificar as páginas mais visitadas e com melhor desempenho no seu site ou blog;
  • Monitorar os números de tráfego orgânico;
  • Identificar os canais que mais geram tráfego, como e-mail, social, orgânico etc.;
  • Entender o engajamento do seu público, interpretando as métricas: usuários, sessões, taxa de rejeição e duração da sessão;
  • Monitorar as conversões geradas pela estratégia de SEO.

Essas são apenas algumas análises que você pode fazer com o Google Analytics e que podem auxiliar desde o planejamento até o monitoramento do SEO. Veja abaixo um exemplo da página inicial da ferramenta com os dados de um site.

Painel do Google Analytics

E não é só isso! Você vai encontrar muitos outros recursos na ferramenta que vão prover informações valiosíssimas para ajudar na sua estratégia.

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta que facilita a comunicação entre o site e o Google, oferecendo relatórios valiosos para SEO. Eis alguns recursos que ele oferece:

  • Saber da existência de problemas de indexação no site;
  • Saber se o site foi hackeado ou penalizado pelo Google;
  • Monitorar a posição média das suas páginas na SERP;
  • Identificar a taxa de cliques (CTR orgânico) das suas páginas na SERP;
  • Identificar quais palavras-chave ativaram o seu site na SERP;
  • Identificar quais sites direcionam backlinks para o seu;
  • Solicitar ao Google a rejeição de backlinks duvidosos para o seu site.

O Google Search Console é um pouco mais técnico e mais voltado para webmasters. Mas tem uma interface muito amigável, permitindo que qualquer pessoa possa usá-lo para fazer diagnósticos e direcionar demandas mais complexas para profissionais especializados.

A ferramenta também pode gerar vários insights para otimizações em conteúdo, além de ser a principal fonte para identificar as consultas que levam tráfego para suas páginas e a taxa de cliques das suas principais palavras-chave.

Na imagem abaixo, um exemplo de site com poucos dias de estratégias de SEO.

Painel do Google Search Console

Acreditamos que você já tenha percebido que obter resultados com SEO demanda esforço e trabalho meticuloso. Mas é certo que, ainda que o retorno não seja imediato, dará resultados muito mais sustentáveis ao longo do tempo. Vale a pena investir em SEO!

É certo, contudo, que a curva de aprendizado pode demandar um certo tempo. Só que este tempo é por demais precioso para o crescimento do seu negócio, certo? Portanto, comece a considerar contar com o apoio profissional para a implementação e acompanhamento das suas estratégias de SEO.

Finalizamos este artigo lembrando que esta série contém texto dinâmico, ou seja, com a publicação dos novos artigos pode acontecer a criação de alguns hiperlinks e pequenas adequações textuais. Assim, com o avanço da sequência, releia este artigo, pois ele pode ter sido atualizado.

Portanto, se você entendeu que o SEO tem o potencial de retorno muito mais sustentável ao longo do tempo, fica o convite para que você conheça e inscreva-se no nosso canal no YouTube e assine nossa newsletter, a fim de receber notificações automáticas da disponibilização dos outros artigos da série que serão publicados aqui no nosso blog.

Até o próximo post!

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