Tópico 4: Como pesquisar palavras-chave?

Pesquisa de palavras-chave
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Chegando ao quinto artigo da série “9 tópicos sobre SEO para você saber” lembramos que a leitura dos artigos anteriores é bastante recomendada, pois eles consolidam o conhecimento prévio sobre o assunto. Se você os leu, você já sabe que SEO é o conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web que visa melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores.

A pesquisa de palavras-chave tem por finalidade identificar os termos de busca com maior potencial para a estratégia de acordo com volume de buscas, conversões e competitividade.

Trata-se de uma das principais ferramentas de planejamento de uma estratégia de SEO, por permitir identificar oportunidades de otimização e definir prioridades em relação a produção de conteúdo.

Como pesquisar palavras-chave

Uma pesquisa de palavras-chave costuma começar com uma listagem de termos relacionados a sua área de atuação, produtos e marca, pois são termos que você geralmente conhece. Se você desejar, pode obter algumas ideias no Google Analytics e no Google Search Console, ou fazer uso de ferramentas de palavras-chave, que vamos conhecer mais a frente.

Depois, é preciso organizar a lista de palavras. Você pode, por exemplo, separar os termos mais usados em cada etapa do funil de vendas e hierarquizar a lista de acordo com o maior potencial de retorno para a sua estratégia.

Vamos supor que você tenha iniciado recentemente um blog no seu site, e identificou a palavra que mais direciona tráfego para ele. Assim, você pode começar por ela e produzir um post otimizado para essa palavra-chave, a fim de atrair mais visitantes.

Que tal entender melhor o que são palavras-chave e os tipos de termos com os quais você pode trabalhar?

O que são palavras-chave

Palavras-chave são a forma como o usuário escreve a sua dúvida em um motor de busca e que ativam a exibição das páginas indexadas no buscador.

Pesquisa no Google

Quando um usuário pesquisa um determinado termo, o Google busca no seu índice as páginas que melhor correspondem ao termo pesquisado e as exibe nos resultados da pesquisa. A ordem em que elas aparecem é resultado de uma série de fatores de ranqueamento, como visto no artigo Tópico 1: O que é SEO?.

Portanto, palavras-chave são essenciais na estratégia de SEO, pois revelam quais são os termos que a nossa persona tem procurado. Elas definem o foco de otimização de uma página, permitindo que o Google faça a indexação para os termos corretos, apresente-os aos usuários que buscam por eles e garanta que seus conteúdos possam ser vistos.

É importante que você saiba que o Google usa mecanismos de inteligência artificial geral, conhecida como AGI, para entender as intenções das buscas, a linguagem humana e as variações de termos que podem ocorrer.

O sentido prático disso é que, se você quer otimizar um site para que ele seja indexado como o resultado da busca pela palavra “agência de turismo”, por exemplo, você não precisa se preocupar em usar exatamente essa palavra-chave no seu texto, muito menos repeti-la insistentemente. Você pode usar sinônimos, como “agência de viagem” ou “agência de viagens”.

E, mesmo que o usuário digite o termo com erros ou variações, como “agência de viajem”, o Google vai compreender a intenção de busca do usuário e apresentar a sua página a ele.

Assim, a correspondência exata da palavra-chave não precisa ser uma preocupação.

Tipos de busca

Durante uma jornada de compra ou pesquisa por produtos ou serviços, as pessoas podem adotar diferentes tipos de busca para sanar suas dúvidas.

Na criação das suas estratégias de conteúdo e SEO, você precisa entender com qual intenção cada pesquisa é feita, para alinhar as consultas dos usuários ao que a sua marca tem a entregar para eles.

Veja quais são os principais tipos de busca:

Navegacional

A pesquisa navegacional acontece quando o usuário já sabe em qual site deseja navegar e dificilmente mudará seu destino final. Assim, ele utiliza o Google como um atalho, uma forma de lembrar a URL completa ou sugerir uma busca relacionada dentro daquele site.

Transacional

A pesquisa transacional é uma busca geralmente relacionada a uma compra. O usuário pode desejar adquirir um determinado produto, encontrar o endereço de uma loja ou comparar preços, por exemplo.

Esse tipo de busca é relevante, pois pode direcionar o usuário, que está com a decisão quase tomada, diretamente para a compra.

Informacional

Na pesquisa informacional, o usuário busca informações sobre algum assunto, produto, serviço ou marca. Neste caso, ele não sabe muito bem o que quer, o que indica que ele está no início da jornada de compra.

Local

Pesquisas locais são buscas com um componente geográfico, dentro de uma determinada região. Elas acontecem, por exemplo, quando o usuário busca por restaurantes, cinemas, lojas, escolas, hotéis, consultórios, entre outros tipos de estabelecimentos com uma localização física.

Outros tipos de busca

Existem diversos outros tipos de busca que os usuários podem realizar, como, por exemplo: notícias, sites institucionais, músicas, buscas acadêmicas, informações sobre o clima etc.

Mas é certo que, para cada tipo de busca, o Google tem se esforçado cada vez mais para entregar resultados relevantes. Nas buscas por produtos, ou seja, tipo de busca transacional, apresenta resultados do Google Shopping. Já nas buscas por músicas, já traz o clipe no YouTube e até mesmo a letra.

A intenção do Google é melhorar a experiência de busca com respostas mais ágeis e precisas para as demandas do usuário.

Tipos de Palavras-chave

É preciso compreender os tipos de palavras-chave que são usadas nas buscas na Internet e que serão aplicadas nos tipos de busca.

Os tipos de palavras-chave são conhecidos como head tail e long tail, fazendo referência a um caudal, como ilustrado na imagem abaixo, e correspondem a diferentes etapas da jornada. Quanto mais na ponta da cauda a palavra-chave estiver, mais específica ela será e mais próximo da decisão de compra o usuário estará.

Para uma estratégia de SEO, é importante trabalhar com esses dois tipos de termos para alcançar potenciais clientes em todas as etapas da jornada. A seguir, entenda melhor cada uma delas.

Long tail
Head Tail

As palavras-chave head tail são abrangentes e genéricas e costumam ser usadas no início da jornada de compra. Nesse momento, o consumidor ainda não sabe o que precisa, por isso começa com esse tipo de busca e depois vai tornando a pesquisa mais específica.

Geralmente, os termos head tail apresentam um volume de buscas alto, o que tende a gerar bastante tráfego, mas também atrair um público muito amplo, com poucas chances de conversão.

Eles também costumam ter uma concorrência grande pelas primeiras posições, o que dificulta o ranqueamento.

Esse é o caso, por exemplo, de buscas como estas:

  • Tênis;
  • Marketing de relacionamento;
  • Computação gráfica;
Long Tail

As palavras-chave long tail, também chamadas de cauda longa, são mais específicas e costumam ser usadas no final da jornada.

O consumidor já pesquisou melhor sobre o que precisa para resolver sua necessidade, já conhece melhor as soluções, mas ainda busca informações para tomar sua decisão final.

Diferentemente do head tail, as palavras-chave de cauda longa não tendem a gerar tanto tráfego, por terem menor volume de busca.

Por outro lado, elas atraem visitantes que estão mais maduros para a compra e tendem a gerar mais conversões. Além disso, o ranqueamento pode ser facilitado, já que há menos competitividade por elas.

Se o usuário estava interessado em marketing, por exemplo, agora ele pode buscar por termos mais específicos relacionados ao tema.

A especificidade dos termos vai depender da necessidade que a pessoa precisa resolver, por exemplo:

  • Tênis de corrida vermelho masculino da Nike;
  • Onde fazer curso de C#;
  • Qual a remuneração média de um profissional de marketing digital.

Ferramentas de palavras-chave

Para obter uma boa ajuda para fazer a pesquisa de termos e identificar as melhores oportunidades, use ferramentas de palavras-chave.

Elas são essenciais no planejamento da estratégia de SEO, já que ajudam a encontrar ideias de termos, entender o seu potencial e competitividade e hierarquizá-los para definir prioridades de otimização. Existem ferramentas pagas e gratuitas para isso.

As ferramentas gratuitas ajudam a realizar ações específicas na pesquisa. Entre elas, as principais são:

  • Planejador de palavras-chave do Google Ads, para verificar volume de buscas e custo por clique;
  • Google Search Console, para verificar quais palavras já direcionam tráfego para o site e oportunidades;
  • Google Trends, para verificar tendências de busca pelos termos;
  • Keyword Tool e Ubersuggest, para gerar listas e ideias de palavras-chave.

Na imagem abaixo, você pode ver uma pesquisa no planejador de palavras-chave do Google Ads:

Planejador de palavras-chave do Google Ads

Já as ferramentas pagas costumam ser mais completas, com funcionalidades extras e poderosas para a pesquisa de palavras-chave.

Elas apresentam sugestões de termos com base em volume de busca, cliques, dificuldade de rankeamento, entre outros dados. As principais ferramentas são:

  • SEMrush (a partir de U$ 119.95/mês);
  • Ahrefs (a partir de U$ 99/mês);
  • Moz Keyword Explorer (a partir de U$ 99/mês).

Você pode usar alguns recursos gratuitamente, mas para aproveitar a versão completa, é preciso adquirir um dos planos pagos.

Finalizamos este artigo lembrando que esta série contém texto dinâmico, ou seja, com a publicação dos novos artigos pode acontecer a criação de alguns hiperlinks e pequenas adequações textuais. Assim, com o avanço da sequência, releia este artigo, pois ele pode ter sido atualizado.

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Até o próximo post!

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