O que é SEO Off-page?
Chegamos ao sétimo artigo da série “9 tópicos sobre SEO para você saber” fazendo questão de lembrar que a leitura dos artigos anteriores é bastante recomendada, pois consolida o conhecimento prévio sobre o assunto.
Neste tópico, você vai entender a importância de olhar para fora das suas páginas com o uso de técnicas de SEO Off-page. Afinal de contas, seria muito bom ganhar mais autoridade no mercado e mostrar ao Google que você é uma referência, certo?
E o SEO Off-page pode lhe propiciar isso, desde que você entenda que nele, diferentemente do SEO On-page, você não tem total controle sobre a otimização.
A decisão de dar backlinks para o seu site e fazer menções ou buscas diretas à sua marca, por exemplo, depende exclusivamente de terceiros.
O que você pode fazer é aumentar as chances de que isso aconteça. Para isso, pode adotar estratégias de link building, guest posting, redirecionamento de links quebrados, entre outras formas de reforçar o perfil de backlinks e gerar mais autoridade para a página.
A seguir, você vai conhecer melhor tais estratégias de SEO Off-page.
O que é Link Building
Links, também conhecidos como hiperlinks, são os pilares da internet. São eles que conectam uma página a outra e permitem que os usuários naveguem e acessem os mais diversos tipos de conteúdos.
Assim como os usuários, os robôs também percorrem essa rede interconectada para encontrar e indexar novos conteúdos, a fim de determinar quais páginas são mais importantes, com base nas relações de autoridade que os links estabelecem entre elas.
É por isso que link building é tão importante no SEO Off-page.
Link building é a construção de uma rede de links que direcione para as suas páginas, os já conhecidos backlinks, e fortaleça a sua autoridade na web.
Para o algoritmo do Google, quanto mais backlinks de qualidade a página receber, mais relevância ela tem no mercado.
Mas perceba que quantidade e qualidade devem andar juntas. Não adianta ganhar centenas de backlinks, mas apenas de um único domínio, ou de sites duvidosos, ou posicionados fora de contexto.
Para uma estratégia de link building funcionar, é preciso conquistar backlinks de qualidade.
O que são backlinks de qualidade
Como já vimos, o Google dedica vários esforços para impedir ações de black hat.
O link building já foi uma ferramenta bastante usada para aumentar autoridade artificialmente, com esquemas de fazendas de links e “super otimização” de textos âncora, por exemplo.
Backlinks de qualidade, portanto, vão na contramão dessas ações, para mostrar que você recebeu links por mérito e que se relaciona com sites confiáveis e referenciais do seu mercado. Backlinks de qualidade, portanto, são aqueles que:
- Vêm de sites com autoridade de domínio e de página;
- Vêm de sites que têm a confiança do Google;
- Vêm de vários domínios diferentes;
- Estão inseridos naturalmente no contexto da página;
- Utilizam um texto âncora coerente;
- Estão em uma posição nobre da página (no início do texto, por exemplo);
- Vêm de sites afins com a sua área de atuação.
Essas são as principais características que você deve buscar nos backlinks quando traçar uma estratégia de link building para SEO Off-page.
Links nofollow
Existe um ponto importante nas características dos backlinks: a diferença entre links dofollow e nofollow.
Por padrão, todos os links são “dofollow”. Esse atributo diz para o robô que ele deve seguir o caminho que o link indica e transmitir a autoridade de uma página à outra. Já o atributo “nofollow” impede que o robô siga aquele caminho e atribua autoridade à página linkada.
Ele é usado, por exemplo, em caixas de comentários de blog e links de redes sociais, que muitas vezes são usados para fazer spam e construir uma autoridade artificial.
Isso não quer dizer que os links nofollow sejam dispensáveis no SEO Off-page!
Por mais que não transmitam autoridade de forma direta para as suas páginas, eles geram tráfego e fazem com que mais pessoas conheçam a sua marca.
Técnicas de Link Building
Vamos ver quais técnicas de link building você pode adotar para fortalecer a sua autoridade no mercado? Trouxemos algumas principais:
Link Bait
Link bait é a estratégia mais natural e eficiente, pois trata-se de criar conteúdos que sejam tão bons que gerem backlinks naturalmente, sem precisar fazer prospecção ou propor parcerias.
Para isso, você pode investir em conteúdos aprofundados, divulgar dados de pesquisas exclusivas, criar materiais ricos, oferecer ferramentas próprias, entre outros tipos de conteúdos que se tornam ativos altamente linkáveis e compartilháveis.
Guest posts
Guest posting consiste em uma estratégia de publicação de posts como convidado em um blog parceiro. Geralmente é uma troca: você produz conteúdo para a audiência do blog e pode inserir um ou mais links para o seu site.
Assim, você atrai novos visitantes e ainda ganha mais autoridade, caso o link seja “dofollow”.
Mas é importante adotar essa estratégia com moderação. Se o Google perceber que você ganhou muitos links rapidamente, pode entender como black hat e punir suas páginas, ok?
Menção à marca
Menções à marca, mesmo sem link para o seu site, já são valiosas para SEO. O Google analisa esse critério para reconhecer marcas que realmente existem e são bastante conhecidas no mercado.
Porém, você também pode buscar essas menções sem link e identificar oportunidades de ganhar um backlink de qualidade. Basta entrar em contato com o administrador, de maneira gentil, e sugerir a inclusão do link.
Links quebrados
O que acontece quando o padrão de URLs de um site muda ou conteúdos deixam de existir? Criam-se vários links quebrados no site.
Ou seja, o usuário que tenta acessar aquele link antigo não encontra nada, cai em uma página de Erro 404, e você perde tanto a visita quanto a autoridade que aquele link transmitia.
E você pode encontrar esses links em sites com temas relacionados aos seus e apresentar o seu conteúdos como uma solução para aquele link que está quebrado.
Você pode encontrar esses links em outros sites usando ferramentas como o Screaming Frog, o Ahrefs ou usando uma ferramenta gratuita como o Check My Links.
Ferramentas de Link Building
Existem várias ferramentas de link building que podem lhe auxiliar na implementação da estratégia de SEO Off-page. Algumas são pagas, outras são gratuitas; algumas são especializadas, outras ajudam em determinadas ações.
Ferramentas como Majestic, Ahrefs, Link Explorer, da Moz, e SEMrush oferecem análises completas sobre o perfil de backlinks de uma página, desde o volume de citações até a qualidade dos textos âncora.
Algumas delas possuem indicadores próprios que ajudam nessa análise, como o Trust Flow e o Citation Flow, da Majestic, e o Domain Authority e o Page Authority, da Moz.
Essas ferramentas são pagas, mas oferecem alguns recursos gratuitos.
Além disso, você pode trabalhar com ferramentas mais específicas para determinadas ações. O Google Search Console, por exemplo, deve ser usado para solicitar ao Google a rejeição de backlinks duvidosos.
Já o Google Alerts pode servir para alertar sobre menções à sua marca que são boas oportunidades de ganhar backlinks.
Finalizamos este artigo sobre SEO Off-page lembrando que esta série contém texto dinâmico, ou seja, com a publicação dos novos artigos pode acontecer a criação de alguns hiperlinks e pequenas adequações textuais.
Desta forma, com o avanço da sequência, releia este artigo, pois ele pode ter sido atualizado.
Fica feito o convite para que você inscreva-se no nosso canal no YouTube e assine nossa newsletter, a fim de receber notificações automáticas da disponibilização dos outros artigos da série que serão publicados aqui no nosso blog.
Até o próximo post!
[…] O que é SEO Off-page? […]