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Tópico 8: O que é SEO Local?

SEO Local
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O que é SEO Local?

Uma das atuais prioridades do Google é a busca com intenção local. Entenda o porquê!

O buscador entende que o usuário que busca por soluções em determinada região deve receber respostas de uma forma diferente, com informações mais práticas e objetivas, em vez de uma lista de links como acontece na SERP tradicional.

SEO Local

Nesse tipo de busca, o Google aciona o algoritmo de busca local, que prioriza resultados na região em que o usuário está localizado ou que ele digita nos termos de busca.

Nos resultados, o buscador costuma apresentar informações do Google Meu Negócio diretamente na SERP, de maneira que o usuário nem sempre precisa acessar o site da marca, de forma similar aos Featured Snippets  que você viu no Tópico 5: O que é SEO On-page?

Por isso, a otimização para negócios com endereço físico — chamado de SEO local — tem algumas particularidades.

O que isso muda na sua estratégia de otimização? Entenda melhor a seguir.

Palavras-chave locais

Para exibir resultados locais na SERP, o Google busca compreender a intenção da busca local do usuário.

Caso ele digite “pizzarias”, “pizzarias próximas” ou termos semelhantes, o Google considera a localização do usuário no momento da busca para exibir negócios naquela região.

Mas se o usuário digita “pizzarias em belo horizonte”, os resultados focam na região que ele digitou na busca, independentemente de onde ele está localizado.

Isso pode acontecer ao planejar uma viagem para BH, por exemplo.

Portanto, a pesquisa de palavras-chave para a estratégia de SEO local deve considerar as intenções de busca com todas essas variações, não apenas a que inclui a sua cidade.

Pense nas seguintes variações:

  • Termos que identificam a sua indústria. Ex.: pizzaria, pizza, pizzaria napolitana;
  • Modificadores dos termos da indústria. Ex.: melhor pizzaria, pizzaria barata;
  • Modificadores geográficos. Ex: pizzaria em Itaipuaçu, pizzaria no Barroco de Itaipuaçu.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é o principal fator de rankeamento no SEO local.

No topo da SERP das buscas locais, o Google exibe o Local Pack, que é um box com os três principais resultados para o usuário, cujas informações são extraídas do Google Meu Negócio. É lá, portanto, que você deve batalhar para aparecer.

Google Meu Negócio

Para aparecer no Local Pack, é imprescindível cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio. Essa ferramenta oferece vários recursos de cadastro para negócios locais.

Você pode preencher nome, endereço, telefone, horário de atendimento, mas também receber avaliações, responder usuários, inserir fotos, informar seu cardápio, entre outras funcionalidades específicas para diferentes tipos de negócio.

Aproveite todas essas possibilidades de cadastro e interação com os usuários para ter mais chances de aparecer no Local Pack.

O Google prioriza exibir os negócios que tenham o máximo de informações na plataforma, especialmente aquelas com mais reviews e notas altas.

Fatores de rankeamento

O Google utiliza três principais fatores de rankeamento para as buscas locais: relevância, proximidade e destaque. O próprio buscador apresenta esses critérios na sua página de recomendações para melhorar a classificação local no Google.

Esses fatores são analisados e combinados para entregar a melhor resposta. Se uma empresa estiver mais distante do usuário, por exemplo, mas tem mais chances de entregar o que ele procura, ela pode aparecer melhor posicionada.

Vamos explicar melhor agora cada um desses fatores:

Relevância

O critério de relevância considera a correspondência entre a palavra-chave da busca e o produto ou serviço que o negócio oferece. Se busca por pizzarias, por exemplo, o usuário não quer ver restaurantes japoneses, certo?

Por isso é tão importante preencher o cadastro do Google Meu Negócio com todas as informações possíveis, já que é lá que o Google faz essa correspondência.

Por exemplo, se o usuário buscar por “rodízio de pizza” o Google apresentará apenas as pizzarias que possuem rodízio, por exemplo.

Proximidade

A proximidade se refere à distância do negócio em relação à localização do usuário ou aos termos de busca geográfico que ele colocar na pesquisa.

Fica claro que o Google entende que os melhores resultados são aqueles mais próximos.

Proeminência (destaque)

O critério de destaque avalia se a empresa é popular na sua região, com base em fatores online e offline.

Se o negócio não tem uma presença online tão forte, mas é uma marca bastante conhecida e utilizada fora da internet, ela pode ganhar uma melhor classificação.

Mas contam bastante também as avaliações e notas positivas dos usuários no Google Meu Negócio, além das otimizações tradicionais de SEO On Page e SEO Off Page que o site adota.

Quanto mais confiança o Google tiver no seu negócio, com base nesses elementos, melhor será o seu ranqueamento local.

Finalizamos este artigo sobre SEO Local lembrando que esta série contém texto dinâmico, ou seja, com a publicação dos novos artigos pode acontecer a criação de alguns hiperlinks e pequenas adequações textuais, neste ou em outros artigos.

Desta forma, com o avanço da sequência, releia este artigo, pois ele pode ter sido atualizado.

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Até o próximo post!

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