Pode até parecer brincadeira, mas enquanto alguns usuários do Windows 10 estão bastante incomodados pelo fato de suas máquinas, muitas das quais equipadas com processadores Intel Core i3 e Intel Core i5, não passarem nos testes de compatibilidade com o Windows 11, um feliz proprietário de uma máquina equipada com um processador Pentium 4 conseguiu escanear o seu computador com o PC Health Check e, segundo o próprio software da Microsoft, o chip com apenas um núcleo de 3.6 GHz é compatível com o seu mais novo sistema operacional, conforme demonstrado na imagem abaixo.
Mas, calma! Antes de deixar que esta notícia aumente o nível de adrenalina no seu organismo, saiba que é muito provável que o resultado acima seja consequência de um bug no software PC Health Check, que não está permitindo ao mesmo realizar a varredura baseado na lista de processadores suportados, que a própria Microsoft divulgou. Desta forma, uma vez detectado o problema, é mais provável que a Microsoft simplesmente atualize o programa, em vez de dar suporte a um processador tão antigo.
Oficialmente, o Pentium 4, lançado pela Intel em 2006, não consta da lista de processadores suportados e, portanto, habilitados para uma instalação oficial do Windows 11.
Já é sabido que alguns usuários fizeram a instalação do Windows 11 em máquinas equipadas com processadores Pentium 4, enganando a verificação de TPM e CPU do sistema. Sinceramente, esperamos que este não seja o seu caso, pois, é bem provável que, futuramente, a Microsoft não disponibilize atualizações em dispositivos que não são compatíveis com o sistema, como é o caso dos PCs equipados com o jurássico chip da Intel.
Ao longo deste post, mostramos a proeza de um usuário, dono de um computador equipado com um processador Pentium 4, que provou que a sua máquina passou no teste de compatibilidade com o Windows 11, lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2021.
Se você ainda tem dúvidas se sua máquina receberá a atualização oficial, saiba que a Microsoft liberou uma lista de processadores Intel, AMD e Qualcomm com suporte ao Windows 11.
Maneiras de instalar Windows 11
Fizemos uma atualização neste artigo, pois após várias queixas de usuários insatisfeitos com a não atualização de equipamentos modernos e, como visto no texto acima, com algumas formas de burlar a verificação e instalar o Windows 11 até mesmo em um Pentium 4, a própria Microsoft publicou um tutorial de como instalar o Windows 11 em uma máquina com processador incompatível. Contudo, a Microsoft não recomenda instalar o Windows 11 em um dispositivo que não atenda aos requisitos mínimos de sistema do Windows 11.
Instalar o Windows 11 em um dispositivo que não atende aos requisitos mínimos do sistema do Windows 11 não é recomendado. Se você escolher instalar o Windows 11 em hardware não qualificado, você deverá estar familiarizado e assumir o risco de ter problemas de compatibilidade.
Se tais riscos se confirmarem, seu dispositivo pode não funcionar corretamente. Além disso, os dispositivos que não atendem aos requisitos do sistema não têm a garantia de receberem atualizações, incluindo as atualizações de segurança.
Fica o convite para que você conheça e inscreva-se no nosso canal no YouTube e assine nossa newsletter, a fim de receber notificações automáticas da disponibilização dos outros artigos da série que serão publicados aqui no nosso blog.
Até o próximo post!