Logo
Rio de Janeiro
Brasil
Segunda à Sexta-feira
Das 09:00 às 17:00

Windows 11 rodando em um Pentium 4?

Windows 11
Gostou do artigo? Compartilhe!

Pode até parecer brincadeira, mas enquanto alguns usuários do Windows 10 estão bastante incomodados pelo fato de suas máquinas, muitas das quais equipadas com processadores Intel Core i3 e Intel Core i5, não passarem nos testes de compatibilidade com o Windows 11, um feliz proprietário de uma máquina equipada com um processador Pentium 4 conseguiu escanear o seu computador com o PC Health Check e, segundo o próprio software da Microsoft, o chip com apenas um núcleo de 3.6 GHz é compatível com o seu mais novo sistema operacional, conforme demonstrado na imagem abaixo.

Mas, calma! Antes de deixar que esta notícia aumente o nível de adrenalina no seu organismo, saiba que é muito provável que o resultado acima seja consequência de um bug no software PC Health Check, que não está permitindo ao mesmo realizar a varredura baseado na lista de processadores suportados, que a própria Microsoft divulgou. Desta forma, uma vez detectado o problema, é mais provável que a Microsoft simplesmente atualize o programa, em vez de dar suporte a um processador tão antigo.

Oficialmente, o Pentium 4, lançado pela Intel em 2006, não consta da lista de processadores suportados e, portanto, habilitados para uma instalação oficial do Windows 11.

Já é sabido que alguns usuários fizeram a instalação do Windows 11 em máquinas equipadas com processadores Pentium 4, enganando a verificação de TPM e CPU do sistema. Sinceramente, esperamos que este não seja o seu caso, pois, é bem provável que, futuramente, a Microsoft não disponibilize atualizações em dispositivos que não são compatíveis com o sistema, como é o caso dos PCs equipados com o jurássico chip da Intel.

Ao longo deste post, mostramos a proeza de um usuário, dono de um computador equipado com um processador Pentium 4, que provou que a sua máquina passou no teste de compatibilidade com o Windows 11, lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2021.

Se você ainda tem dúvidas se sua máquina receberá a atualização oficial, saiba que a Microsoft liberou uma lista de processadores Intel, AMD e Qualcomm com suporte ao Windows 11.

Maneiras de instalar Windows 11

Fizemos uma atualização neste artigo, pois após várias queixas de usuários insatisfeitos com a não atualização de equipamentos modernos e, como visto no texto acima,  com algumas formas de burlar a verificação e instalar o Windows 11 até mesmo em um Pentium 4, a própria Microsoft publicou um tutorial de como instalar o Windows 11 em uma máquina com processador incompatível. Contudo, a Microsoft não recomenda instalar o Windows 11 em um dispositivo que não atenda aos requisitos mínimos de sistema do Windows 11.

Instalar o Windows 11 em um dispositivo que não atende aos requisitos mínimos do sistema do Windows 11 não é recomendado. Se você escolher instalar o Windows 11 em hardware não qualificado, você deverá estar familiarizado e assumir o risco de ter problemas de compatibilidade.  

Se tais riscos se confirmarem, seu dispositivo pode não funcionar corretamente. Além disso, os dispositivos que não atendem aos requisitos do sistema não têm a garantia de receberem atualizações, incluindo as atualizações de segurança.  

Faça parte do nosso canal no Telegram ou assine nossa newsletter e receba notificações automáticas de novos artigos publicados no nosso blog.

Até o próximo post!

Outros artigos disponíveis:
Pesquisa de palavras-chave
Conhecimento

Tópico 4: Como pesquisar palavras-chave?

Chegando ao quinto artigo da série “9 tópicos sobre SEO para você saber” você verá que a pesquisa de palavras-chave tem por finalidade…

Estratégia de SEO
Conhecimento

Tópico 3: Uma estratégia de SEO?

Este é o quarto artigo da série “9 tópicos sobre SEO para você saber”. Nele você verá que uma boa estratégia de SEO começa com um bom….